segunda-feira, 18 de maio de 2015

Receita: Porridge de Aveia

No último mês tenho andado a seguir uma dieta extremamente saudável, mas um pouco restritiva. Há certos alimentos que recuso comer à partida, já que sou vegana, como é o caso dos lacticínios, carne, peixe, ovos e mel. Mas agora restringi ainda mais eliminando óleos (azeite incluído), açúcar refinado (ainda uso açúcar de côco) e reduzindo no sal.
Pois é, reduzir, eliminar, cortar nisto e naquilo, estas palavras até a mim metem medo porque adoro comer e adoro cozinhar. Mas é necessário deixar de ver esta situação como algo que nos está a ser tirado mas como algo que nos está a ser dado. Está a ser dada a oportunidade para consumirmos alimentos saudáveis que normalmente não comeríamos e que são surpreendentemente deliciosos. Assim é o caso do Porridge de Aveia que costumo comer ao pequeno-almoço.

Fiz o porridge com aveia e leite de aveia caseiro. Hei de publicar a receita de leite de aveia assim que o fizer de novo. Usei também fruta fresca e sementes de girassol, que ajudam a diminuir o colesterol, sementes de chia, ricas em cálcio e omegas 3, 6 e 9, e sementes de linhaça, que ajudam a tratar a obstipação, entre outros benefícios.


Porridge de Aveia

Ingredientes:
Faz 1 taça
  • 1 copo de leite de aveia, soja ou espelta  
  • 1 copo de aveia cortada
  • 1 banana às rodelas
  • Outras frutas a gosto para decorar
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol
  • 1 colher de sopa de linhaça moída
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
Método:
  1. Coloque o leite de aveia e a aveia numa panela e coza, mexendo de vez em quando, durante 5 minutos.
  2. Coloque essa mistura no fundo de um prato e decore da maneira que quiser com o resto dos ingredientes.





Para aqueles que querem perder peso e uma barriguinha mais lisa esta é das melhores coisas que se pode fazer. Esta receita é, no entanto, baixa em calorias e como não recomendo um pequeno almoço baixo em calorias, devem beber 3 copos de sumo de laranja ou um batido de frutas antes de comer a aveia.
Experimentem com outras sementes ou frutas em cima, como bagas goji, spirulina, framboesas, mirtilhos ou ananás desidratado. Aposto que vão adorar!


Nenhum comentário: